CARTA MANIFESTO PELA PRESERVACAO DO PARQUE ANHEMBI

A atual administração municipal de São Paulo colocou à venda o terreno e as edificações do Palácio de Convenções, Pavilhão de Exposições e o Sambódromo.

O Complexo Anhembi (Convenções e Exposições) é projeto arquitetônico de Jorge Wilheim e de Miguel Juliano, com paisagismo de Burle Marx, projeto de engenharia de Mario Franco (Convenções), cálculo da estrutura por Cedric Marsh, projeto de estruturas metálicas de Fichet Schwartz-Hautmont, e com a execução da obra coordenada por Eduardo Moraes Dantas.

Foram projetados na década de 60 por solicitação do empresário Caio Alcântara Machado, precursor das feiras de negócios em São Paulo, como o Salão do Automóvel, Utilidades Domésticas (UD), Feira Nacional da Industria Têxtil (Fenit), Salão da Criança e tantos outros.

Empresário visionário, entendia que São Paulo precisava de um espaço de grandes dimensões para acolher este tipo de negócio.

Contrata então o escritório Jorge Wilheim Arquitetos Associados para idealização e execução do projeto arquitetônico.

O projeto do Parque Anhembi foi um imenso desafio arquitetônico e de engenharia:

Uma estrutura metálica tubular de 70 mil metros quadrados (equivalente a cinco quarteirões) construída no chão e erguida simultaneamente por sistema de macaco e 25 guindastes, reunindo 200 operários e técnicos, que em aproximadamente 10 horas tiraram do chão e colocaram a estrutura de alumínio calculada pela engenharia canadense que na década de 1960 já se beneficiava da computação.

O Pavilhão de Exposições foi erguido em 13 de dezembro de 1969: inédito no Brasil e no mundo, revelando um sucesso e uma ousadia de todos os envolvidos!

Assim como os empresários da época entenderam sua importância e significado para a cidade como marco da evolução dos serviços terciários na São Paulo até então Industrial, a administração pública representada pelo prefeito Faria Lima apoiou e concedeu o terreno para sua execução.

50 anos depois, este reconhecido espaço de eventos corre o risco de desaparecer para fazer “caixa” aos cofres públicos. Nenhuma medida de proteção ao patrimônio arquitetônico foi tomada e todas as medidas de valorização do terreno estão sendo centradas para estimular sua comercialização, como produto de interesse, apenas de interesse imobiliário privado.

A administração municipal deve demonstrar, com transparência a compatibilidade dos aspectos econômicos, ambientais e histórico culturais para garantir o interesse público, ante as leis que estão sendo aprovadas a partir de Lei 16.766 em dezembro de 2017 e o Projeto de Lei 11/2018 já aprovado em primeira votação em 05/04/2018 pela câmara municipal.

E deve também tomar as medidas cabíveis para a preservação das edificações do Complexo Anhembi, que precisam ser preservadas como patrimônio cultural da cidade.

O valor desse patrimônio público está avaliado em cerca de 295 milhões de reais, sem contar o que poderá ser obtido pela liberação de cerca de 1.680.000 m2 de potencial construtivo para a área do Complexo Anhembi, a partir dos parâmetros urbanísticos definido no projeto de lei 11/2018, que altera a lei de uso e ocupação do solo da cidade aprovada em 2016 e pode modificar premissas urbanísticas do Plano Diretor Estratégico aprovado em 2014.

Defendemos a modernização da cidade com a preservação de seu patrimônio arquitetônico, histórico e cultural.

Apelamos ao Prefeito de São Paulo, Secretários e aos Vereadores que protejam as edificações do Parque Anhembi, de acordo com projeto original, impedindo o seu desaparecimento.

Atenciosamente,

Joanna Wilheim

Carlos Wilheim

Ana Maria Wilheim

Og Doria

Icaro Wilheim Doria

Kim Wilheim Doria

Pela família e pelo Legado

Mario Franco,

Paulo Mendes da Rocha,

Ruy Ohtake,

Rosa Grena Kliass

Ivan Maglio

Paulo Jose Villela Lomar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s