Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

Os ODS são um conjunto de objetivos definidos pela ONU, importantes para orientar a sustentabilidade e para aplicação em trabalhos de planejamento ambiental, e em especial nas Avaliações Ambientais Estratégicas de Políticas, Planos , Programas e Projetos Estruturantes de desenvolvimento. Também muito importantes para alinhar a política urbana e os Planos Diretores municipais e metropolitanos com a busca da sustentabilidade.

O Brasil ratificou o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas em 12 de setembro de 2016, confirmando os objetivos da Contribuição Nacional Determinada de Contribuição (INDC) para reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE em 37% abaixo dos níveis de 2005 em 2025 e 43% abaixo dos níveis de 2005 em 2030 (INDC, 2015). Em 4 de novembro de 2016, o Acordo de Paris entrou em vigor, após o cumprimento das condições mínimas (UNFCC, 2016).

Com essas previsões, cresce o consenso mundial, que as ações de mitigação já não são suficientes para deter as mudanças climáticas, e é preciso que as cidades se tornem mais resilientes aos efeitos prognosticados e que promovam ações de adaptação para fazer frente às ameaças do aquecimento global, para gestão e redução dos riscos provenientes dos efeitos adversos das mudanças climáticas no médio e no longo prazos, nas dimensões social, econômica e ambiental do desenvolvimento urbano. Em particular, destaca-se o Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Esse objetivo é justificado pelo fato de que metade da humanidade – 3,5 bilhões de pessoas – viverem atualmente nas Em particular, destaca-se o Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Esse objetivo é justificado pelo fato de que metade da humanidade – 3,5 bilhões de pessoas.

Em particular, destaca-se o Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Esse objetivo é justificado pelo fato de que metade da humanidade – 3,5 bilhões de pessoas – viverem atualmente nas cidades, e as previsões que em 2030, quase 60% da população mundial viverá em áreas urbanas.

Em 2015, os países tiveram também uma nova oportunidade de adotar a agenda de desenvolvimento sustentável e chegar a um acordo global sobre a mudança climática. As ações tomadas resultaram na definição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se baseiam nos oito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU, são super importantes para a banksyidontbelieveinglobalwarming e para aplicação em objetivos de planejamento ambiental, e em especial nas Avaliações Ambientais Estratégicas de Políticas, Planos , Programas e Projetos Estruturantes de desenvolvimento. São particularmente importantes para alinhar os objetivos de política urbana e de Planos Diretores municipais e Metropolitanos.

https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s