Aos Professores da Escola Estadual José Eduardo Vieira Raduan

Segue em linhas gerais um pequeno histórico da importância do José Eduardo Vieira Raduan para conhecerem um pouco de sua trajetória nas lutas democraticas ndo Brasil:

O Engenheiro José Eduardo Vieira Raduan foi líder estudantil na década de 1970/1975, participou de varias diretorias e presidiu o Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira – CAASO da Escola de Engenharia de São Carlos da USP em 1973. Como tal ajudou a reconstruir o movimento estudantil durante os anos de chumbo da ditadura militar, culminando na reconstrução da UEE e da UNE. Um dos feitos mais importantes do CAASO nessa época foi a edição e encaminhamento para o exterior do livro Tortura Nunca Mais na gráfica do CAASO. Dessa forma o movimento estudantil passava da luta específica para a luta política contra a ditadura militar. Destacou-se também durante essa época as denuncias e movimentos contra o assassinato do estudante Alexandre Vanuchi Leme e também de Wladmir Herzog pelas forças da repressão.
Foi líder do grupo político estudantil Refazendo que era um dos mais importantes grupos do movimento estudantil da década de 1970, destacando-se pelos vários enfrentamentos com o delegado estadual e agente da ditadura militar Cel Erasmo Dias Gomes durante as lutas pelas liberdades democráticas que antecederam e levaram à decretação da Lei da Anistia, à eleição do Governador Franco Montoro e à campanha pelas Eleições Diretas Já no Brasil, com a eleição de Tancredo Neves e com a Nova República.
Como engenheiro elétrico formado em 1975, trabalhou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT e fez especialização nos Estados Unidos da América.
No IPT foi presidente da Associação de Funcionários e Fotógrafo Amador dos bons.
Após o movimento estudantil participou da criação do PMDB e participou da luta pela anistia, diretas já e muitas outras.
Durante o governo de Franco Montoro, entre março de 1983 a março de 1987 – Raduan foi Coordenador Técnico e Superintendente da SUDELPA – Superintendência de Desenvolvimento do Litoral Paulista. Na SUDELPA desenvolveu ações pela Reforma Agrária no Vale do Ribeira e Litoral Paulista e um intenso trabalho pela conservação ambiental, apoiando a criação do DEPRN e da polícia florestal, e a implantação dos Parques Estaduais, destacando-se o Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, a Proteção do Lagamar Iguapé-Cananéia – Paranagua, e a Estação Ecológica Juréia – Itatins. Desenvolveu na SUDELPA sob sua coordenação muitos programas socioambientais de apoio à pesca artesanal  e as populações tradicionais moradoras em unidades de conservação, e a demarcação das reservas indigenas dos Guaranis no litoral paulista. Colaborou na construção da Secretaria Estadual do Meio Ambiente a partir de 1982 durante o governo Franco Montoro . Durante sua gestão na SUDELPA foi o responsavel pela criação do Núcleo de Picinguaba do Parque da Serra do Mar, teceu grandes esforços junto com o Professor Azzis Ab Saber e João Paulo Capobianco, pela demarcação e Tombamento da Serra do Mar pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico – CONDEPHAAT, desenvolveu diversas ações para proteger os Parques Estaduais do Alto Ribeira e Jacupiranga. Sob sua coordenação foi assinado um Convênio pelo Governo de São Paulo e do Paraná para a Conservação da Região lagunar de Iguape Cananeia e neste foi elaborado o Plano de Desenvolvimento Sustentavel da Região Lagunar, criação da Área de Proteção Ambiental – APA Estadual de Ilha Comprida e elaboração do seu plano de manejo, entre muitas grandes conquistas ambientais.
Após o governo Montoro foi designado Presidente do Incra pelo Presidente Sarney, onde desenvolveu vários projetos de reforma agrária em todo o país a partir de 1987, atuando de norte a sul do país e particularmente no sul do Pará na região do Bico do Papagaio.
Sua ação política também era de subsidiar o PMDB e os Senadores Ulisses Guimarães e Fernando Henrique Cardoso no capítulo de Reforma Agrária e na Política Fundiária na Assembléia Constituinte em curso de 1987 a 1889. Durante essa fase recebeu inúmeras ameaças de morte dos ruralistas e finalmente morreu em setembro de 1987 num trágico acidente na decolagem de um avião da FAB pousado em Carajás, durante um trabalho de apoio à Reforma Agrária que faziam na região sul do Pará, com a equipe de comando do Ministro da Reforma Agrária Marcus Freire e sua equipe, todos mortos nesse mesmo acidente.
O acidente no sul do Pará em * de Setembro de 1987 quando morreu em acidente aéreo, cujas causas jamais foram esclarecidas. O avião em que ele estava viajando a serviço do governo federal explodiu no ar após a decolagem do aeroporto de Carjás , no interior da Floresta Nacional dos Carajás no Pará, e nunca foi devidamente investigado, principalmente por ocorrer no auge de uma luta política que se travava pelo avanço da reforma agrária no campo e também no plano político institucional e por levar à morte toda a equipe do Ministério da Reforma Agrária.
Militou no MR8 e no Partido Comunista do Brasil enquanto estes partidos estavam proibidos e clandestinos e participavam das lutas democraticas por meio do PMDB na década de 1980.

Um abraço do Eng Civil – e Dr Em Saúde Ambiental Ivan Carlos Maglio, que teve a honra de participar com ele, como Diretor de Recursos Naturais e Chefe de Gabinte da equipe da SUDELPA durante o Governo Franco Montoro

Anúncios

2 comentários sobre “Aos Professores da Escola Estadual José Eduardo Vieira Raduan

  1. oi querido trabalho na escola Raduan, a qual gosto muito e tenho muito carinho, não sou professora, trabalho como agente de organização escola e pesquisando na net sobre a escola achei o seu post, parabéns muito bom mesmo. obg

  2. […] Fonte: Aos Professores da Escola Estadual José Eduardo Vieira Raduan […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s