Muito Barulho por Quase Nada ou Me Engana que eu Gosto?

Acaba de ser criado o “parque Minhocão” a partir de um projeto de lei do Vereador Police Neto, e  o prefeito Haddad sancionou nesta quarta (09/03) projeto de lei que dá nome de Parque Minhocão ao Elevado quando o espaço está aberto às pessoas e fechado aos carros. . Eu particularmente cahei isso muito barulho por quase nada vereador José Police Neto! A escolha correta de uma verdadeira política pública de requalificação dos espaços da cidades é a definição entre um parque suspenso e ou sua demolição para contrução de um boulevard com um parque urbano. O fechamento da via para o lazer ser chamado de “parque” é uma ação falaciosa e pouco eficaz! As decisões esperadas são muito mais profundas, mas se ficam todos felizes assim, como na foto do evento, com uma via dominical ser chamada de Parque Urbnao o que se ha de fazer…….Isso é uso do espaço público que é ótimo, mas mão é um “parque” , apenas uma área de lazer dominical para uma cidade muito carente de espaços públicos. Mas o domínio é dos carros. Você já viu o high line ny vereador? Aquilo é um parque de lazer e contemplação. Enquanto isso o prefeito só enrola em relação à criação do Parque Augusta, Parque dos Búfalos Panamby – Expansão do Burle Marx, etc. Por outro lado o Rio de Jnaeiro avança com a demolição do elevado e está ficando lindo, ficamos aqui com esse jogo de encenação! Combate à manutenção desse mostrengo urbano chamado minhocão que tanto enfeia nossa querida cidade! Espero sinceramente que a “criação” do Parque Minhocão não “retarde” isso ainda por mais tempo!

Geografia

É consenso entre pesquisadores a confusão na definição e diferenciação dos conceitos de jardins, praças, parques e demais áreas verdes devido as suas origens e seu desenvolvimento no decurso histórico que foi redefinindo suas funções e usos de acordo com as mudanças no cenário urbano. Independentemente das contradições conceituais, os autores que conceituam parques urbanos apontam a diversidade de benefícios proporcionada pela presença e uso desses redutos naturais.

Praça Bento Munhoz da Rocha, também conhecida como “Praça do Fórum”/ Campo Mourão-PR

Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira/ Campo Mourão-PR

Afinal, o que são parques urbanos?

Para (KLIASS, 1993, p. 19) “os parques urbanos são espaços públicos com dimensões significativas e predominância de elementos naturais, principalmente cobertura vegetal, destinado à recreação”. De acordo com a autora o acelerado crescimento da urbanização, a artificialidade do meio urbano, os impactos ambientais tem influenciado na vida urbana. Desta forma surge à necessidade de…

Ver o post original 490 mais palavras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s