A Experiência da equipe da SUDELPA durante o Governo Franco Montoro, em uma palavra: Boas Notícias seu Acir!

Escrevo com saudades para agradecer a experiência compartilhada com todos os nossos querido amigos Sudelpianos. Há cerca de 32 anos atrás vivemos entre abril de 1983 e abril de 1987 tempos com muita energia, dedicação, trabalho e lutas para o desenvolvimento sustentavel do litoral paulista na extinta SUDELPA – Superintendencia de Desenvolvimento do Litoral Paulista. Muita criatividade e amigos. Uma vida em 4 anos no inicio da redemocratização e do movimento ambientalista no país durante o governo Franco Montoro. Homenageio as figuaras dos nossos lideres e amigos José Eduardo Raduan, Roberto Villanova e Elias que já nos deixaram, e também o Tônico Alonso e toda a querida turma do Vale do Ribeira e o Euclides Vigneron (Zizinho) do Litoral Norte e o também a turma de Snatos, Guarujá e do Litoral Sul. Evoé Sudelpianos!
Tínhamos como apoio feras como a inesquecível ambientalista Judith Cortesão, o grande geografo Aziz Ab Saber, Plinio Sampaio, José Telejinski, José Milton Gracia da PPI, Martinus Fillet, Clayton Lino e Adriana Matoso e tantos outros consultores e amigos…..
Foram muitos trabalhos de grande relevância. Cito alguns que considero muito importantes: A elaboração e assinatura do Convenio São Paulo – Paraná para a Preservação do Lagamar e o seu respectivo Plano de Desenvolvimento Sustentavel, a desapropriação por troca do Núcleo Picinguaba entre o GESP e o INPS para criação do núcleo e a preservação de Picinguaba, o Plano de Regularização Fundiária no no Vale (plano coordenado pelo saudos Plínio de Arruda Sampaio). a Recuperação da Matriz de Iporanga e a Implantação do Núcleo do PETAR pelo Clayton Lino, a elaboração por essa equipe do primeiro Estudo de Impacto Ambiental – EIA independente elaborado em 1983 para impedir a derrubada da barragem do Valo Grande e defender a Proteção do Lagamar , a justificativa e o pedido de institucionalização do Sistema de Gestão da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape por nossa iniciativa e da guerreira Judith Cortesão, A criação da APA de Ilha Comprida, O primeiro Macrozoneamento e o Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte e Sul cooordenados pelo Martinus Fillet e da equipe da Diretoria de Recursos Naturais.

Esses trabalhos inspiraram já na Secretaria Estadual de Meio Ambiente que fora criada em 1987 sob o comando do Secretario – Arquiteto e Urbanista Jorge Wilheim; uma grande experiência do planejamento ambiental com a elaboração dos Zoneamentos e dos Planos de Gestão das APAS paulistas na SMA, O Estudo da Bacia do Piracicaba, a preservação do Jacaré Pepira,…..e muito, muito mais, realizados depois na SMA. Digo com certeza que vivemos 50 anos em 4 anos!
Esses três últimos projetos já foram realizados na Coordenadoria de Planejamento Ambiental da Cetesb, mas com a mesma equipe que foi trãnsferida para lá com o apoio e o comando do querido Secretario Jorge Wilheim.

Mas houveram muitos outros trabalhos a destacar na SUDELPA: a regularização dos conflitos de terra e a demarcação das aldeias Guarani pelo  Grupo da Terra, o apoio às comunidades pesqueiras artesanais pelo Grupo da Pesca, o apoio às comunidades tradicionais pela Equipe Social e com o consultor Antonio Carlos Diegues e a realização de inúmeras pequenas obras de engenharia e o primeiro programa de recuperação das estradas vicinais para apoiar os produtores rurais e apoiaa a população litorânea com o João Alberto Viol e sua equipe!
Na área fundiária e social foi organizada sob a liderança do saudoso médico Roberto Villanova e do nosso querido Antonio Alonso (Tonico) a primeira grande manifestação pela Reforma Agrária no ano de1985. Organizada no Vale e no Litoral Sul com a participação de mais de 20 mil trabalhadores rurais sem terra! É demos todo o apoio total ao Consema que era especial e para a criação da Secretaria do Meio Ambiente, ainda especial. Éramos o seu braço técnico, com o primeiro Secretario Especial, o arquiteto José Pedro de Oliveira Costa.
Nasceram das equipes da SUDELPA grande parte da SMA: Coordenadoria de Planejamento Ambiental , parte do Iinstituto e da Fundação Florestal, e ainda o Instituto de Terras.
#RIP Franco Montoro, Chopin Tavares de Lima, José Eduardo Raduan, Roberto Villanova

11349107_10153669949633945_2081651519_n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s