A Experiência da equipe da SUDELPA durante o Governo Franco Montoro, em uma palavra: Boas Notícias seu Acir!

Escrevo com saudades para agradecer a experiência compartilhada com todos os nossos querido amigos Sudelpianos. Há cerca de 32 anos atrás vivemos entre abril de 1983 e abril de 1987 tempos com muita energia, dedicação, trabalho e lutas para o desenvolvimento sustentavel do litoral paulista na extinta SUDELPA – Superintendencia de Desenvolvimento do Litoral Paulista. Muita criatividade e amigos. Uma vida em 4 anos no inicio da redemocratização e do movimento ambientalista no país durante o governo Franco Montoro. Homenageando as figuaras dos nossos lideres e amigos José Eduardo Raduan, Roberto Villanova e Elias que já nos deixaram, e também o Tônico Alonso e toda a querida turma do Vale do Ribeira e o Euclides Vigneron (Zizinho). Evoé Sudelpianos!
Tínhamos como apoio feras como a inesquecível ambientalista Judith Cortesão, Aziz Ab Saber, Plinio Sampaio, Telejinski, José Milton da PPI, Martinus Fillet, e tantos outros consultores e amigos…..
Foram muitos trabalhos de grande relevância. Cito alguns que considero muito importantes: A elaboração e assinatura do Convenio São Paulo – Paraná para a Preservação do Lagamar e o seu respectivo Plano de Desenvolvimento Sustentavel, a desapropriação por troca do Núcleo Picinguaba entre o GESP e o INPS para criação do núcleo e a preservação de Picinguaba, o Plano de Regularização Fundiária no no Vale (plano coordenado pelo saudos Plínio de Arruda Sampaio). a Recuperação da Matriz de Iporanga pelo Clayton Lino, ea Implantação do Núcleo do PETAR, o primeiro EIA independente em 1983 para impedir a derrubada da barragem do Valo Grande e para a Proteção do Lagamar por toda a equipe, a criação da Gestão da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape por nossa iniciativa e da Guerreira Judith Cortesão, A criação da APA de Ilha Comprida, O primeiro Macrozoneamento e o Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte e Sul com o Martinus Fillet e equipe da Diretoria de Recursos Naturais, a elaboração dos Zoneamentos e dos Planos de Gestão das APAS paulistas na SMA, O Estudo da Bacia do Pircaicaba, a preservação do Jacaré Pepira,…..e muito, muito mais, realizados depois na SMA. Digo com certeza que vivemos 50 anos em 4anos!
Esses três últimos projetos já foram realizados na Coordenadoria de Planejamento Ambiental da Cetesb, mas quase com a mesma equipe que foi trnsferida para lá com o apoio do querido Secretario Jorge Wilheim.

Mas tem outros como os trabalhos para regularização dos conflitos de terra e a demarcação das aldeias Guarani pelo  Grupo da Terra, o apoio às comunidades pesqueiras artesanais pelo Grupo da Pesca, o apoio às comuniaddes tradicionais pela Equipe Social com a equipe da Viena e com o consultor Antonio Carlos Diegues como consultor e a realização de inúmeras pequenas obras de engenharia e o primeiro programa de recuperação das estradas vicinais para apoiar os produtores rurais e apoiaa a população litorânea com o João Alberto Viol e sua equipe!
Na área fundiária e social organizamos sob a liderança do Roberto Villanova e Tonico Alonso a primeira grande manifestação pela Reforma Agrária em 1985 organizada no Vale é Litoral Sul com mais de 20 mil trabalhadores rurais sem terra! É demos todo o apoio total ao Consema que era especial e para a criação da Secretaria do Meio Ambiente, ainda especial. Éramos o seu braço técnico, com o primerio Secretario Especial José Pedro De Oliveira Costa.
Nasceram da SUDELPA grande parte da SMA: Coodenadorai de Planejamento Ambiental , parte do IF e da Fundação Florestal, e ainda o Instituto de Terras.
Viva Franco Montoro, Chopin Tavares de Lima, José Eduardo Raduan, Roberto Villanova e tantos outros!11349107_10153669949633945_2081651519_n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s