Plano Diretor – Mais do Mesmo!

Plano Diretor – Mais do Mesmo! Raquel Rolnik

Além disso, uma coisa é a orientação geral de adensar as áreas próximas aos eixos de transporte público, outra é como isso se aplica concretamente a territórios muito distintos que os eixos de transporte vão atravessando: algumas áreas são mais vulneráveis do ponto de vista ambiental, outras requerem maior atenção em relação à proteção da paisagem, apenas para citar alguns exemplos. Então é fundamental que seja feito um ajuste fino para que essa diretriz genérica não se sobreponha a características particulares de cada uma das áreas por onde passam os eixos de transporte público.

É importante lembrar também que na proposta do plano, entre as malhas mais adensadas e com maior misturas de usos estarão zonas mais exclusivamente residenciais, e é importante que o modelo de ocupação dessas zonas também possa variar, com diversidade de tipos, para que não tenhamos apenas zonas residenciais de grandes terrenos para as classes altas, mas que possamos ter também zonas exclusivamente residenciais de sobradinhos geminados, por exemplo…

Este plano aponta para um conceito novo, mas, como diz o ditado “o diabo mora nos detalhes”…

 

Prezada Professora Raquel Rolnik

Na verdade a proposta em discussão visa atender mesmo e se alinha com os interesses imobiliários ao permitir sem controle do adensamento construtivo para até 4 vezes a área dos terrenos em todos os eixos de transporte, isso sem nenhuma avaliação do impacto ambiental que tal medida causará. É como se fossem executadas varias operações urbanas simultaneamente em todos estes corredores de tráfego da cidade, sem avaliação do impacto ambiental. Outro aspecto é a redução da formula da cobrança da Outorga Onerosa do Direito de Construir (até quatro vezes a área dos terrenos. Quem constrói mais pagará menos! Ou seja, pretende-se mesmo aumentar a arrecadação, à exemplo do IPTU, com graves prejuízos para a qualidade ambiental da cidade! E além disso, serão corredores de zoneamento em toda a cidade, já no Plano Diretor, desconstruindo o zoneamento existente e os Planos Regionais Estratégicos das Subprefeituras.

Talvez esse seja mesmo o objetivo!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s